quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mitos e verdades sobre lição de casa

TEXTO 02 – ABRIL/2014

Ensino Fundamental I 


Sabe qual é a melhor maneira de descobrir se o seu filho está indo bem na escola? Acompanhando a lição de casa dele. Ao participar do dia a dia escolar de seu filho, você consegue perceber se ele está aprendendo o que deveria durante o decorrer do ano. E é nesse momento que surgem as dúvidas: devo explicar passo a passo a tarefa do meu (minha) filho (a)? Posso dar a resposta certa caso ele (ela) não saiba? É preciso ficar ao seu lado o tempo todo na hora de fazer a tarefa ou o deixo fazendo sozinho, afinal essa é sua única responsabilidade? 

É com o intuito de refletirmos um pouco sobre este aspecto da vida escolar do (da) seu (sua) filho (a) que a presente edição do Projeto Conversando com os Pais apresenta um texto retratando alguns mitos e verdades sobre a lição de casa. No entanto, ressaltamos que, o mais importante de tudo o que for apresentado, é a demonstração de interesse pelas atividades escolares do (a) filho (a). 
  • Criança não deve fazer a lição com a TV ou o computador ligado. 
VERDADE: Para não desviar a atenção dos estudantes, os pais devem desligar a televisão, o computador e evitar espaços em que outras crianças estejam brincando. "Os equipamentos somente devem ser usados quando solicitados para a realização de alguma atividade específica, como pesquisas. 
  • Se o aluno não sabe resolver um exercício, o pai deve explicar o conteúdo. 
MITO: O pai que ensina o conteúdo da maneira que aprendeu na escola pode acabar confundindo ainda mais a criança. "O certo não é explicar do jeito dele, mas tentar ajudar o filho a buscar, dentro dos seus próprios conhecimentos, a resolução do problema". 
  • O responsável deve estar ao lado da criança do início ao fim da lição 
MITO: os pais devem realizar o trabalho de orientação geral das atividades, colocando-se a disposição caso ele/ela necessite de ajuda. Ficar o tempo todo sentado ao lado torna a criança muito dependente e ansiosa. 
  • O ideal é que o aluno demore cerca de uma hora para resolver a lição. 
VERDADE: Os pais precisam ficar atentos à duração da tarefa: crianças de 7 a 8 anos devem demorar entre uma hora e uma hora e trinta minutos para terminar sua tarefa. Se o estudante dedica mais ou muito menos tempo para os exercícios, os pais devem observar a rotina do filho (se ele levanta muitas vezes, se o ambiente é adequado, se um adulto está por perto) e procurar a escola para conversar sobre o rendimento do aluno e as exigências pedagógicas. 
  • Mesa de jantar não é lugar para criança fazer a lição de casa. 
MITO: Se a mesa de jantar é confortável para a criança, no momento da atividade não está sendo utilizada com outra finalidade e todos os materiais de que ela precisa para fazer os exercícios estão por perto, não há problema nenhum em usá-la. O local ideal é iluminado, ventilado, silencioso, com uma mesa adequada para a realização do estudo, sem aparelhos eletrônicos ligados e sem objetos que possam distrair a criança. 
  • A lição não deve ser entregue com erros para o professor. 
MITO: o objetivo da tarefa é fazer analisar o que o aluno aprendeu em sala de aula. "É melhor levar para escola um exercício que mostre que ele tentou do que uma tarefa feita pelo pai ou em branco. A tentativa tem tanto valor quanto a resposta certa”. Mas vale uma observação: não é interessante que crianças com professora particular (reforço) venham para a escola com atividades de casa com erros, visto que este momento foi acompanhado por um profissional que tem a função de auxiliá-lo nesse processo. 
  • Os pais nunca devem fazer a lição no lugar da criança. 
VERDADE: os pais devem tentar auxiliar a criança, mas nunca resolver o exercício em seu lugar. "Muitas vezes os pais acham que a lição deve voltar para a escola totalmente correta, e acabam resolvendo pelo filho ou extrapolando nas explicações. Cuidado, pois isso pode resultar em mais dúvidas ou mascarar uma dificuldade significativa". 
  • Não existe o melhor horário para a criança fazer a lição de casa. 
VERDADE: não existe uma regra, já que o horário ideal depende de cada família. Esse momento da tarefa de casa deve fazer parte da rotina para a família, acontecendo, de preferência, sempre no mesmo horário todos os dias. O cuidado é para que não seja muito tarde porque a criança está cansada e não rende. 
  • Durante a realização das tarefas de casa posso perceber se as dificuldades do meu filho estão além das esperadas para sua idade. 
VERDADE: algumas dificuldades escolares podem ser percebidas em casa no momento da realização das tarefas, tais como: a criança tem dificuldades de se manter sentada durante o período estabelecido; demora muito tempo na realização das tarefas; qualquer situação a motivo de dispersão; dificuldades significativas na interpretação dos enunciados das questões; desmotivação/apatia/aversão nesse momento. Diante dessas ou de outras dificuldades, é necessário procurar a escola para uma conversa sobre a situação, a fim de analisar se essas questões aparecem nos dois ambientes e pensar nas estratégias de atuação. 
  • Para incentivar a responsabilidade, pais não devem perguntar aos filhos sobre a lição. 
MITO: "A família precisa valorizar a lição de casa, mostrar interesse, deixar a criança falar sobre como foi o dia dela na escola. Nunca usar termos para desmerecer, dizer que a lição é uma coisa chata, um sacrifício, que a família não pode sair porque a criança tem tarefa para fazer”. Lembrar: desenvolver autonomia não significa delegar a vida escolar do filho. 
  • Escola boa é a que manda muita lição de casa. 
MITO: A quantidade de lição que uma escola passa não demonstra se a criança aprendeu ou não, devendo-se estar atento para a qualidade das atividades e metodologia que favoreçam o processo de construção do conhecimento da criança. É interessante, os pais estarem em contato com professores e coordenadores para conhecer a projeto pedagógico da escola. 


Confira algumas orientações do que fazer antes, durante e depois da hora da tarefa de casa: 

ANTES

1. Entenda seu filho 
Uma grande ajuda na hora da lição de casa é saber o que motiva e o que desanima seu filho. Por exemplo, será que ele gosta que você fique por perto ou prefere privacidade? Será que você precisa que você ajude-o a organizar por qual matéria começar ou ele quer decidir isso sozinho? 

2. Defina as regras em comum acordo 
Converse com seu filho e estabeleçam - juntos - como será a rotina para a lição. Onde será feita, em qual horário, etc. Deixe que ele explique suas preferências e seja flexível. Por exemplo: ele não quer perder o programa de TV favorito. Ajustem o horário de modo que ele tenha este direito garantido. Direito que ele perde se não terminar a tarefa a tempo (caso o combinado seja fazer antes) ou se não desligar a TV logo depois (para ir logo se dedicar à lição). 

Lembre-se: o ideal é não alterar a rotina, mas, se for o caso, explique o motivo da mudança. 

3. Organize o lugar 
Escolham - juntos - o local onde a lição será feita. Mas garanta que ele esteja arrumado e limpo na hora combinada. Se for a mesa da cozinha, por exemplo, nada de alimentos ou pratos na hora da lição, hein? 

Lembre-se: o bem-estar é superimportante. Verifique a temperatura do ambiente, a iluminação, a ventilação. Quanto mais confortável ele estiver, melhor! 

4. Acabe com a distração 
Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar - ou diminuir -outros sons que atrapalhem a concentração. Ajude seu filho a se concentrar na tarefa! 

5. Fique de olho na disposição dele 
Na hora da lição, seu filho precisa estar bem disposto. Ou seja: não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído... O melhor neste caso é resolver o problema primeiro. E isso vale para você também! Resolva essas questões antes de começar! 

6. Confira se todo o material necessário está disponível 
Parar a lição para procurar onde está o lápis de cor, a régua ou o dicionário só ajuda a tirar o foco da tarefa. Organize tudo antes de começar para não haver dispersão! 

DURANTE

7. Respeite o momento 
Todos em casa devem saber que a lição está sendo feita e contribuir, evitando interrupções, barulhos desnecessários ou ações que tirem a concentração e o foco de quem está estudando. 

8. Veja se seu filho sabe o que é para ser feito 
Pergunte se ele tem dúvidas sobre o que o professor pediu para fazer e coloque-se à disposição para ajudá-lo. 

9. Auxilie em caso de dúvidas 
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o. Mas não responda por ele. Sugira que ele procure exemplos parecidos no livro ou no caderno, ou então, ajude-o a pensar sobre o assunto até que ele chegue à sua própria conclusão. 

10. Ocupe-se com coisas parecidas 
Enquanto ele faz contas, que tal dar uma olhada no orçamento? Se ele vai produzir um texto, aproveite para fazer alguma anotação. O ideal é não parecer que se está fazendo algo mais interessante do que ele - como jogar no computador, por exemplo, ou ver TV. 

11. Incentive-o a rever a lição 
Olhar a lição de novo depois de terminada é uma boa prática. Se ele pedir para você rever com ele, valorize o esforço e não aponte diretamente os erros. Caso encontre coisas incorretas e perceba que ele tem condição de localizar o erro, estimule-o comentando. "Que tal rever este trecho ou esta conta, veja se está tudo certo ou se encontra algo errado?". Elogie-a se ele encontrar o problema e jamais brigue se isso não ocorrer. 

DEPOIS

12. Veja se a lição foi corrigida 
Será que a lição de casa foi corrigida? A falta de correção da lição pode desestimular seu filho. Afinal, ele pode entender que de nada valeu tanto esforço. Caso isso se repita sempre, é interessante conversar na escola - com o professor ou com o coordenador. 

13. Elogie os acertos e não aponte os erros 
Seu filho acertou todos os exercícios da lição passada? Ele merece que você lhe dê parabéns! Mas se errou muitos, nada de briga. Pergunte se, com a correção do professor ele entendeu porque errou. Se a resposta for negativa, estimule-o a tirar dúvidas diretamente com o professor. E acompanhe. 

14. Informe o professor em caso de dificuldade 
Seu filho deveria ter condição total de fazer a lição de casa sem achá-la muito difícil ou complicada. Afinal, se a lição foi passada, é porque o professor já explicou aquele conteúdo. Às vezes pode ser apenas uma dificuldade pontual e neste caso, estimule seu filho a tirar dúvidas com o professor. Caso isto se torne frequente, o melhor é ir até a escola para identificar onde está o problema. 

(Texto extraído do site da Editora Abril e adaptado pelo Setor de Psicologia Escolar)

0 comentários:

Postar um comentário