terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O trabalho desenvolvido no Projeto



Entrevistada: Vládia Lopes
Articuladora do Projeto Ensinar a Aprender. Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia. 



Professora, como articuladora dessa iniciativa, nos fale o que é o Projeto Ensinar Aprender para a senhora?
Após fazer o curso de Psicopedagogia e lecionar durante 10 anos, recebi o convite para realizar o Projeto Ensinar a Aprender. Na verdade, era tudo que eu realmente queria naquele momento, pois o ato de contribuir mais diretamente com a melhoria da aprendizagem de alguns alunos era um desejo antigo.
A proposta de trabalho foi a realização de um sonho porque foi possível ver a psicopedagogia viva dentro do ambiente mais rico de aprendizagem formal, que é a escola.

Qual a metodologia utilizada nos encontros?
Como a abordagem da psicopedagogia institucional, ou seja, a psicopedagogia atuando dentro da escola, tem o caráter preventivo mediante as dificuldades de aprendizagem, optamos por trabalhar com o estímulo cognitivo através de jogos e dinâmicas.
Observamos então, que apenas o fato de estarmos juntos, em grupo, semanalmente propondo um processo de escuta sobre as dificuldades de cada um, já começou a fazer alguma diferença na aprendizagem desses alunos.
O trabalho com jogos como: dama, jogo da velha, resta um, memória, dominó, quebra-cabeça e outros, contribuem diretamente com o desenvolvimento do raciocínio lógico mais preciso, bem como ajudam significativamente no processo de concentração dos alunos.
Outra técnica utilizada, que vem propiciando melhoria nos estudos, é o uso da música clássica na hora das atividades desenvolvidas, pois esse estilo atua diretamente na atenção deles.

A Conceição Amorim, idealizadora do Projeto, nos falou que há um trabalho feito também com os pais. A senhora poderia nos falar sobre isso e quais resultados já foram observados nesse sentido?
Exatamente. Dentro da proposta também incluímos os encontros com os pais e professores, para que haja um crescimento sistemático. Nosso objetivo é a observação, a escuta e a orientação.
Os primeiros resultados nos surpreenderam porque sabemos que esse tipo de intervenção requer um tempo para haver mudanças. Não é de uma hora para outra que acontecem os progressos, porém os relatos de pais, professores e alunos nos deram um ânimo a mais. Sentimos que o novo trabalho era positivo e deveria continuar a contribuir cada vez mais.

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