sexta-feira, 21 de março de 2014

As atribuições do Setor de Psicologia Escolar



O Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Santa Isabel busca compreender o desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos seus alunos, bem como sua relação com os processos de aprendizagem, auxiliando a equipe educativa na reflexão e busca de um constante aperfeiçoamento do processo ensinar-aprender, agindo, baseada em uma visão sistêmica, em duas frentes: a preventiva e a que requer ajustes ou mudanças.

  • Cultivar o enfoque preventivo, trabalhando as relações interpessoais na escola, visando à reflexão e conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos envolvidos;
  • Buscar ser o mediador do processo reflexivo e não o solucionador de problemas;
  • Realizar escuta psicológica dos alunos encaminhados ao Setor de Psicologia Escolar pelas coordenações de cada segmento, com o intuito de subsidiar o aconselhamento psicológico e os devidos encaminhamentos (quando necessário);
  • Observar os alunos encaminhados ao Setor em diversas situações escolares (sala de aula, recreio, etc.), visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar, o aperfeiçoamento de estratégias que favoreçam sua aprendizagem e seu desenvolvimento em seus diferentes aspectos;
  • Realizar, quando necessário, momentos individualizados de Sondagem com o (a) aluno (a) encaminhado, objetivando um melhor conhecimento da situação apresentada;
  • Realizar Momentos de Conversa com as famílias dos alunos (demanda espontânea ou a convite da escola) com dificuldades pedagógicas e/ou emocionais, auxiliando-as a refletirem sobre a dinâmica familiar, bem como os demais aspectos que, porventura, estejam interferindo no processo de ensino-aprendizagem, assinalando os avanços obtidos e estabelecendo metas ainda não alcançadas no crescimento do educando;
  • Auxiliar na identificação das causas das dificuldades que interferem negativamente no processo de aprendizagem dentro do contexto educacional, encaminhando, quando necessário, para profissionais das áreas afins, aqueles casos cuja natureza transcenda a possibilidade de resolutividade na escola, buscando sempre uma atuação integrada entre estes referidos profissionais e a Escola;
  • Contribuir no desenvolvimento de projetos com os alunos que promovam o desenvolvimento de habilidades sociais significativas (convivência com o outro – ser, saber, conviver e relacionar);
  • Contribuir nos momentos de formação dos profissionais da escola;
  • Desenvolver atividades de Orientação Profissional, auxiliando os jovens nesse processo de escolha, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do mercado de trabalho;
  • Refletir, juntamente com pais e professores, sobre as necessidades específicas de cada faixa etária das crianças e adolescentes e suas relações com a aprendizagem;
  • Realizar orientação, intervenção e acompanhamento dos alunos integrantes do Projeto de Inclusão do Colégio Santa Isabel;
  • Participar dos momentos de seleção de alunos novatos;
“O que possibilita o trabalho do psicólogo escolar não é a quantidade de respostas bem sucedidas que ele tem para resolver problemas, mas sim o que pode contribuir para manter em exercício redes de atenção à vida, que foquem as potencialidades do indivíduo, potencializando as situações cotidianas e mobilizando o envolvimento de toda a escola na busca de estratégias de atuação.”

Karinne Alcântara
Psicóloga Escolar - Colégio Santa Isabel

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