quarta-feira, 26 de março de 2014

O professor e o tigre


TEXTO 01 – MARÇO/2014

Ser Professor é muito mais que preparar e ministrar aulas. Gostaria de mostrar para você como um tigre dentro de um barco pode ajudá-lo a criar novas perspectivas.

Há um filme chamado AS AVENTURAS DE PI, se você ainda não assistiu recomendo que você o faça sem demora, pois vai se surpreender com a mensagem que ele transmite. Trata-se da estória de um jovem que sofre um naufrágio e fica à deriva em alto mar preso em um barco com um Tigre!

O jovem apoiou-se em sua fé e perseverou para sobreviver quando as chances eram ínfimas. No entanto, quem o ajudou a não perder a fé e a esperança foi justamente o Tigre que, a todo instante, lembrava ao jovem que desistir não era uma opção, e que se o objetivo era lutar pela sobrevivência e encontrar resgate, novos aprendizados deveriam ser buscados.

Todos os dias, ao entrar na sala de aula, o Professor é desafiado a sair da sua zona de conforto, e literalmente entra no barco onde há um tigre para “domar”. Não é fácil e não é simples até que você procure compreender o “Tigre” que está a sua frente e comece a fazer as seguintes perguntas:

· Ele está lá para impedir que você realize o seu trabalho, ou para contribuir para que você encontre novos caminhos?
· Para afrontá-la ou para fazer com que você o compreenda? 
· Para tornar as coisas mais fáceis para você ou para desafiá-lo a fazer melhor?

O personagem PI jamais teria crescido em sua coragem ou desenvolvido sua resiliência se não tivesse passado por uma situação de extremo limite, onde teve de enfrentar seus medos, suas dúvidas e até seu desespero.

Em uma situação improvável ele encontrou coisas que não sabia que tinha. A resiliência faz isso: ajuda-nos a endurecer a pele para que ela fique mais resistente às intempéries da vida, o importante é que durante esse processo não endureçamos o nosso coração.

Em muitas situações na nossa vida ainda vamos nos deparar com novos tigres. E enquanto Professor você terá um encontro com o Tigre todos os dias. Haverá dias em que o Tigre tentará deixar o Professor em dúvida, em outros o Tigre abalará sua saúde e, com certa frequência, o Tigre vai dizer de forma sutil ao Professor “seu lugar não é aqui, desista”. 

A indiscutível verdade é que não se trata de escolher enfrentá-lo ou entregar-se. Trata-se de primeiro aprender a conhecê-lo, depois compreendê-lo, para então superá-lo.

Obstáculos sempre existirão, em todas as profissões, umas mais que outras, porém, em todas encontraremos tigres famintos rondando a nossa vida.

O Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Santa Isabel faz uma singela homenagem a você, Professor, que enfrenta um Tigre todos os dias, mas que ainda acredita que é possível compreendê-lo, torná-lo seu amigo, respeitando-o nas suas diferenças, ensinando-o e também aprendendo com ele. 

(Texto adaptado pelo Serviço de Psicologia Escolar de um autor desconhecido.)

0 comentários:

Postar um comentário